Pesquisar este blog


pessoas entraram neste blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Paz ou a Espada?

Gostaria de começar a discussão com um trecho de Mateus 10, 34:
" Não vos ponhais a imaginar que eu vim trazer a paz à terra; eu não vim trazer a paz, e sim a espada. Sim, eu vim separar o homem do seu pai, a filha da sua mãe, a nora de sua sogra; os inimigos de alguém serão as pessoas da propria casa."

Jesus é tido como o "Príncipe da paz", mas neste texto ele afirma que não veio trazer a paz e sim a espada. O que ele quis dizer? O mesmo momento é contado por Lucas (12, 51-53), quase da mesma maneira. Haverão separações e divisões por causa da mensagem de Jesus. Seria o evangelho a tal espada? A paz só viria depois da guerra?
Históricamente a imagem de Jesus foi utilizada para justificar muitas guerras, genocídios, mutilações, torturas, e outras atrocidades, mas acredito que não era este tipo de espada que ele queria dizer. Pela continuidade do texto, onde ele fala sobre a separação entre as pessoas da mesma família, e o fato do inimigo morar na mesma casa, dá a entender que haverão discordâncias, de opiniões, de posturas, de atitudes, como sempre há em todas as famílias, porém, aqueles que O seguem (verdadeiramente), serão os que causarão maior impacto e darão maior motivo para que ocorram separações e divisões. O evangelho verdadeiro de cristo é a espada a qual os ignorantes não resistem. A bondade corta (na verdade estraçalha) toda maldade. Por isso haverão separações. Os justos não conseguirão viver ao lado dos injustos e vice-versa.
Jesus não deixa de ser o Principe da paz, pois ele não veio trazer a paz à terra, mas sim a paz de espirito. A tranquilidade e a certeza de que tudo dará certo, pois é Deus quem comanda.

Um comentário:

  1. Jesus não veio trazer a paz, mas sim a espada. esse texto parece ser de dificil interpretação num primeiro momento, mas o proprio contexto o desvenda a nós. Jesus queria dizer que a mensagem do evangelho, as boas novas, e o comprometimento radical com Ele, causaria uma reação de odio naqueles que detem o poder mundano. O evangelho prega a libertação em nivel ético, moral, econômico, etc, ou seja, rompe com toda a ideologia demônica que impede o homem de desenvolver sua propria humanidade; e a consequência da pregação do verdadeiro evangelho só pode desencadear uma reação de odio tal como aconteceu com Jesus, que teve sua vida, do inicio ao fim marcada pela violencia. O evangelho pregado com honestidade sempre gera inimigos, ate mesmo os de casa, tal como foi o caso de Jesus: "o profeta não tem honra em sua propria patria" Diogo.

    ResponderExcluir